3 - Execução
de um retrato a pastel.
A seguir veremos
passo a passo, a elaboração de um retrato a partir de uma fotografia não
profissional. A foto foi tirada de uma máquina doméstica e não foi utilizado
nenhum recurso de estúdio, usando apenas a luz natural diurna. O uso de fotos
profissionais pode facilitar na finalização do retrato.
1ª Etapa
Esboço com carvão e giz branco.
Nessa etapa nossa
preocupação é com a proporcionalidade dos traços e partes do modelo. Se o
artista achar por bem, pode lançar mão de dispositivos auxiliares, como a
quadriculação, dispositivo de Düret (2) ou o epidiascópio (projetor de opacos),
dentre outros. Mas, asseguro que confiar no golpe de vista próprio dá mais
segurança e é menos engessado, o que vai colaborar com a definição do estilo ou
fase em que o artista se encontra.
2ª Etapa
Aplicação
das cores, partindo das partes iluminadas e reflexos.
Procuramos
aqui identificar o tom de pele que o modelo (fotografia) apresenta.
.
O
pastel seco nos permite o método da tentativa e erro, seu pigmento é de fácil
remoção, permitindo que utilizemos as próprias mãos como instrumento de
correção
O
importante é soltar no papel as áreas de luz, sombra e reflexos. Lembrando
sempre que existem tonalidades distintas nesses três elementos.
O
giz branco delimita os reflexos, as cores escuras realçam as formas e os reflexos secundários carregados com as cores do ambiente acentuam os volumes. Esses elementos são muito importantes, e devem
estar presentes na mente do artista durante a execução da pintura. Pintar com o
pastel é na verdade, modelar no plano do papel. A modelagem vai se consolidando
gradualmente.
A
finalização da pintura é pessoal, cada um tem sua maneira peculiar de fazê-la.